Ainda hoje existem inúmeros mitos sobre alimentação. O assunto é explanado em milhares de meios de comunicação, como internet, televisão, jornais e revistas, mas as pessoas continuam na dúvida do que é mito e do que é verdade.Então vamos às dúvidas mais frequentes..
2.Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
Sim e não,se for consumido na medida certa!O consumo recomendado é de um copo de água ou qualquer outra bebida (200 ml). O excesso de consumo de líquidos e alimentos provoca a dilatação do estômago e motiva aumento de peso.
3.Pimenta, gengibre e chá verde queimam calorias?
Sim e não. Para digerir qualquer comida, o corpo gasta calorias - em média 15% do que consumimos por dia é queimado na digestão. Pimenta, gengibre e chá verde pertencem à classe dos alimentos termogênicos, que exigem que o organismo gaste mais calorias do que os outros na hora de processá-los. Mas alimentos com calorias negativas, que queimam mais do que valem, só existem nos nossos sonhos. Outra vantagem do chá verde é o efeito diurético, que ajuda a eliminar toxinas e desinchar.
4.Excesso de sal leva ao aumento de peso?
Sim! O sal é composto de sódio, que não tem calorias, portanto não engorda. Mas ele facilita a retenção de líquidos. Ou seja, faz você inchar. Ao entrar nas células, as moléculas de sal atraem a água, o que leva o volume de sangue a aumentar. Nos tecidos corporais ocorre o mesmo - onde tem sal, a água é retida. Mas para evitar isso não adianta cortar o sal da salada. O problema maior é o sal de alimentos processados industrialmente. Por exemplo: 100 gramas de macarrão instantâneo têm 1 516 miligramas de sódio, contra 7 do macarrão integral.
5.Tomar água morna com limão de manhã, em jejum, emagrece?
Não! Essa ideia não tem embasamento científico. Está provavelmente ligada à crença de que alimentos ácidos queimam gordura (o que não é verdade) e de que o corpo gasta calorias para esfriar um alimento quente ou morno (o que é real, porém insignificante para fazer emagrecer). Mas o hábito não faz mal - a menos que a pessoa tenha gastrite! O limão é rico em vitamina C e tem baixo teor calórico. E água, morna ou fria, deve ser tomada o dia todo.
6.Refrigerantes diet e light não podem ser consumidos à vontade?
Sim! Essas bebidas não trazem nenhum valor nutricional para quem está precisando se alimentar corretamente e seguir um certo controle calórico. Além disso, se ingeridos durante as refeições, causarão dilatação do estômago e prejudicarão a digestão
7.Comer só alimentos diet e light emagrece?
Não! Os alimentos diet não têm necessariamente menos calorias. Eles são voltados para quem possui restrição alimentar devido a algum problema de saúde. O chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas contém mais gordura. Já os alimentos light têm no mínimo 25% menos calorias do que os produtos tradicionais. Porém, se você consumi-los em grande quantidade, também vai engordar. Alguns pesquisadores acreditam que alimentos com adoçante acabem funcionando como sabotadores da dieta. É que, quando a nossa língua tem contato com algo doce, o cérebro entende: "Opa, está vindo uma enxurrada calórica!" Só que as calorias não chegam. Então o cérebro, na fissura por glicose, pede mais comida.
8.Frutas podem ser consumidas à vontade em dietas para emagrecer?
Sim!. Em porções consideradas ideais, as frutas são nutritivas e fornecem nutrientes importantes para o corpo, como vitaminas, minerais e fibras. No entanto, possuem açúcares e, em excesso, também vão engordar
9.Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?
15. Salada é a refeição ideal para quem está de regime?
Sim e não. Almoçar só folhas, ficar com fome meia hora depois e cair de boca no doce não leva ninguém ao caminho da magreza. Uma salada só é uma boa refeição se tiver fontes de carboidrato (beterraba, cenoura, inhame, batata-baroa) e de proteínas (castanhas, nozes, sementes de girassol, ovo cozido, queijo branco). Para temperar, estão permitidos um fio de azeite - gordura do bem! -, vinagre, limão, pimenta e ervas. Mas cuidado com os alimentos que boicotam a dieta: molhos gordurosos, batata palha, queijos amarelos e tomate seco bombam o prato de calorias. E linhaça deve ser ingerida com moderação (100 gramas têm quase 500 calorias!).
18.Quem perde peso rápido, recupera rápido?
Sim! Isso vai depender da atitude que a pessoa tomar depois de perder peso. Se ela emagreceu e continua mantendo uma dieta saudável e equilibrada, sem exageros, e pratica regularmente alguma atividade física, não vai voltar a engorda.Por tanto não tenha pressa,não comece uma dieta hoje,achando que no fimm da semana vc terá perdido 5,10kg. O indicado,é perder peso gradualmente, no máximo de 1kg à 1,5kg por semana!
19. Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras?
Não! A pessoa que assumir uma alimentação saudável, balanceada e adequada às suas atividades cotidianas, aliando isso a alguma atividade física regular, poderá se manter dentro do peso adequado por muitos e muitos anos.
20. Está certo substituir alimentos por suplementos?
Não!Shakes e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar a palatabilidade e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral são consumidos indiscriminadamente sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional. Além disso, os alimentos têm outra ligação com o indivíduo, o aspecto emocional que um alimento é capaz de levar a um ser humano. Portanto digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo a sociedade além de satisfazer suas necessidades nutricionais.
21.Fazer exercícios em jejum emagrece?
Não!Exercícios em jejum provocam a diminuição da massa muscular e não de gordura, além de aumentar o risco de hipoglicemia e hipotensão no período do exercício.
22.Berinjela emagrece?
Siiimm!Esse alimento possui uma alta concentração de fibras por isso ele impede a alta absorção de gordura pelo organismo e traz outros benefícios como a regulação intestinal. Por isso ele é um grande aliado em qualquer dieta.
23.Fazer dietas restritivas, como por exemplo passar uma semana toda ingerindo apenas líquido, ajuda a emagrecer.?
Não!. Dietas muito restritivas levam a uma perda muito grande de massa magra, músculo. A curto prazo podem “surtir efeito”, pois notam-se os quilos perdidos rapidamente, porém, quando se perde massa magra, diminui-se muito a taxa de gasto do organismo, o que torna muito difícil qualquer emagrecimento posterior, tornando o organismo "ávido' por reganho de peso, muitas vezes recuperando e ultrapassando o peso prévio.
24. As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?
Sim!Para quem deseja perder peso essas dietas são sim consideradas eficientes, porém como se restringe um grupo de alimentos específicos, no caso da dieta das proteínas, se restringe carboidratos, a maioria das pessoas não consegue mantê-la por muito tempo. Logo quando ingerir carboidratos novamente o ganho de peso é muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Além disso, é contra indicada, pois pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose que é proveniente dos carboidratos, além de insônia, tontura, e alteração de humor.Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente o ideal é a reeducação alimentar.
25.Reeducação alimentar emagrece mesmo?
(método que eu sigo e que me fez perder 22kg)
Sim!A reeducação alimentar consiste em educar novamente o seu modo de comer, ou seja, ela divide as suas grandes refeições em pequenas porções durante o dia. Para que o seu corpo não acumule a gordura gerada ao longo de muitas horas sem alimentação, é preciso diminuir a quantidade de calorias consumidas durante as refeições principais aumentando o número de vezes de se alimentar.Ou seja, ao invés de fazer somente o café da manhã, o almoço, o café da tarde e o jantar, você fará uma pequena refeição a cada 3 horas, e com os alimentos corretos. Além disso, exercícios físicos regulares ajudarão a manter o seu corpo firme e a sua saúde intacta.Contudo, é claro que você terá que diminuir os alimentos gordurosos, doces e calóricos na sua dieta, mas não que esteja proibida de comê-los. Pode sim ingerí-los em menores quantidades e em tempos espaçados.Esse é o melhor método de se perder peso com saúde e sem passar fome.
Olhem essa comparação abaixo,gente isso é impressionante e assustador....
A mudança só depende de nós mesmo, eu já decidi, não quero isso mais pra minha vida, e vc?
Ainda não cheguei ao peso que quero, ainda estou "chegando lá", porém, me sinto uma vitoriosa, com menos 22kg, me sinto como nesse imagem abaixo:
Espero que essas dicas sejam úteis para quem quer mudar de vida,ser saudável e perder uns quilinhos...
Beijos e até o próximo....
1.Beber água ajuda a emagrecer?
Sim! Como a água melhora o funcionamento do intestino, do fígado e dos rins, contribui para que as toxinas do corpo sejam eliminadas. Quando isso não acontece, acumulamos gordura mais facilmente. Já a falta de água pode deixar o intestino preso e a barriga inchada. E quem não toma água acaba matando a sede com líquidos mais calóricos. O hábito tem ainda uma vantagem psicológica: beber água ocupa a boca e o estômago e distrai da vontade de comer por ansiedade. Se consumir água gelada é melhor ainda,pois a temperatura da água gelada é em torno de 4º C e a temperatura do corpo humano é cerca de 36º C. Quando se ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo gastando energia (queimando calorias). Pode-se pôr rodelas de limão na água tb, que além de dar um gostinho, ajuda na perda de peso2.Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
Sim e não,se for consumido na medida certa!O consumo recomendado é de um copo de água ou qualquer outra bebida (200 ml). O excesso de consumo de líquidos e alimentos provoca a dilatação do estômago e motiva aumento de peso.
3.Pimenta, gengibre e chá verde queimam calorias?
Sim e não. Para digerir qualquer comida, o corpo gasta calorias - em média 15% do que consumimos por dia é queimado na digestão. Pimenta, gengibre e chá verde pertencem à classe dos alimentos termogênicos, que exigem que o organismo gaste mais calorias do que os outros na hora de processá-los. Mas alimentos com calorias negativas, que queimam mais do que valem, só existem nos nossos sonhos. Outra vantagem do chá verde é o efeito diurético, que ajuda a eliminar toxinas e desinchar.
4.Excesso de sal leva ao aumento de peso?
Sim! O sal é composto de sódio, que não tem calorias, portanto não engorda. Mas ele facilita a retenção de líquidos. Ou seja, faz você inchar. Ao entrar nas células, as moléculas de sal atraem a água, o que leva o volume de sangue a aumentar. Nos tecidos corporais ocorre o mesmo - onde tem sal, a água é retida. Mas para evitar isso não adianta cortar o sal da salada. O problema maior é o sal de alimentos processados industrialmente. Por exemplo: 100 gramas de macarrão instantâneo têm 1 516 miligramas de sódio, contra 7 do macarrão integral.
5.Tomar água morna com limão de manhã, em jejum, emagrece?
Não! Essa ideia não tem embasamento científico. Está provavelmente ligada à crença de que alimentos ácidos queimam gordura (o que não é verdade) e de que o corpo gasta calorias para esfriar um alimento quente ou morno (o que é real, porém insignificante para fazer emagrecer). Mas o hábito não faz mal - a menos que a pessoa tenha gastrite! O limão é rico em vitamina C e tem baixo teor calórico. E água, morna ou fria, deve ser tomada o dia todo.
6.Refrigerantes diet e light não podem ser consumidos à vontade?
Sim! Essas bebidas não trazem nenhum valor nutricional para quem está precisando se alimentar corretamente e seguir um certo controle calórico. Além disso, se ingeridos durante as refeições, causarão dilatação do estômago e prejudicarão a digestão
7.Comer só alimentos diet e light emagrece?
Não! Os alimentos diet não têm necessariamente menos calorias. Eles são voltados para quem possui restrição alimentar devido a algum problema de saúde. O chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas contém mais gordura. Já os alimentos light têm no mínimo 25% menos calorias do que os produtos tradicionais. Porém, se você consumi-los em grande quantidade, também vai engordar. Alguns pesquisadores acreditam que alimentos com adoçante acabem funcionando como sabotadores da dieta. É que, quando a nossa língua tem contato com algo doce, o cérebro entende: "Opa, está vindo uma enxurrada calórica!" Só que as calorias não chegam. Então o cérebro, na fissura por glicose, pede mais comida.
8.Frutas podem ser consumidas à vontade em dietas para emagrecer?
Sim!. Em porções consideradas ideais, as frutas são nutritivas e fornecem nutrientes importantes para o corpo, como vitaminas, minerais e fibras. No entanto, possuem açúcares e, em excesso, também vão engordar
9.Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?
Não! Quem quer emagrecer deve evitar ao máximo pular refeições. Parece contraditório, mas, quando comemos, damos permissão ao corpo para gastar energia. Privado de comida, ele reprograma seu metabolismo para funcionar devagar, gastar menos energia e acumular bastante gordura assim que a comida reaparecer.
10.Pular uma refeição por dia reduz calorias e ajuda a emagrecer?
Não! Pular refeição não promove perda de peso e ainda desequilibra o organismo. Deve-se comer em intervalos regulares de três a quatro horas, para manter os níveis de glicemia (quantidade de glicose no sangue) dentro do normal, evitando-se episódios de hipoglicemia e fome exagerada na próxima refeição
11.Comer carboidrato depois das 18 horas engorda?
Sim e não. O que faz engordar, no fim das contas, é o consumo em excesso, independentemente do momento em que é ingerido. À noite, o metabolismo do corpo é mesmo mais lento, mas isso não prova nada sobre a relação entre a hora em que se come e a quantidade de gordura que se estoca. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Quem mantém uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, quando janta seu carboidrato querido, só está repondo as calorias gastas ao longo do dia. O problema é comer à noite sem ter gasto energia suficiente antes..12.Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?
Sim e não. Comer acelera o metabolismo (o corpo "malha" para fazer a digestão), por isso é interessante se alimentar em pequenas porções várias vezes ao dia. Para quem é compulsiva, o hábito também evita que a pessoa chegue à mesa com muita fome - e coma mais do que deve. Mas é preciso cuidado para que o efeito não seja o contrário do desejado. É mais difícil fazer seis refeições controladas do que três, certo? E lanchinhos, mesmo que saudáveis, podem ser bastante calóricos. O importante é fazer as três principais refeições - café da manhã, almoço e jantar. Se sentir fome entre elas, coma uma fruta (ou duas!).13. Dormir mal faz ganhar peso?
Sim! Noites maldormidas desregulam a produção de melatonina, hormônio que nos ajuda a adormecer. A falta dele faz diminuir a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, e aumentar a grelina, substância que nos desperta a fome. Faz ainda diminuir a liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao bom humor e ao prazer. Ao sentir falta da serotonina, nosso cérebro nos sugere "açúcar, açúcar, açúcar!" para repor as energias e compensar nossa necessidade de prazer. O raciocínio é o seguinte: se não posso ser feliz dormindo, serei feliz comendo um chocolate. A falta de sono também pode estar ligada ao estresse. E pessoas estressadas liberam mais cortisol, hormônio que nos ajuda a reagir diante dos perrengues da vida - mas que também nos faz engordar.14. Cumprindo à risca a dieta durante a semana, dá para liberar geral no fim de semana?
Não! Tendência para engordar, infelizmente, não tira férias. Se você quer mesmo emagrecer, pode dar no máximo uma rápida chutada no balde, em uma proporção de mais ou menos 9 para 1. Ou seja: nove refeições planejadas para uma feita sem preocupação com calorias. Mas isso não equivale a um fim de semana inteiro enfiando o pé na jaca...15. Salada é a refeição ideal para quem está de regime?
Sim e não. Almoçar só folhas, ficar com fome meia hora depois e cair de boca no doce não leva ninguém ao caminho da magreza. Uma salada só é uma boa refeição se tiver fontes de carboidrato (beterraba, cenoura, inhame, batata-baroa) e de proteínas (castanhas, nozes, sementes de girassol, ovo cozido, queijo branco). Para temperar, estão permitidos um fio de azeite - gordura do bem! -, vinagre, limão, pimenta e ervas. Mas cuidado com os alimentos que boicotam a dieta: molhos gordurosos, batata palha, queijos amarelos e tomate seco bombam o prato de calorias. E linhaça deve ser ingerida com moderação (100 gramas têm quase 500 calorias!).
16. Trocar o arroz branco pelo integral vale a pena?
Sim! Duas colheres de arroz integral têm 65calorias. A mesma quantidade de arroz branco tem 62. Mesmo assim a troca é vantajosa porque quem come arroz integral demora mais a sentir fome novamente. Ele contém fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, retardam a absorção de açúcares e gorduras e ajudam a controlar o colesterol. E ainda evita o acúmulo de gordura na região abdominal! É que a glicose que vem de grãos refinados, processada mais rapidamente pelo corpo, tende a parar ali. Já a glicose que vem de carboidratos integrais, processada mais lentamente, vai sendo utilizada enquanto é liberada, por isso se acumula menos.
17. Cortar os doces é a melhor (e a mais rápida) forma de emagrecer?
Sim. Comer açúcar - veja que loucura! - aumenta a fome. Funciona assim: o corpo desmembra os alimentos que ingerimos em busca de glicose. Quando ela está presente em altos níveis no sangue, não sentimos fome. Se vai baixando, a vontade de comer reaparece. A questão é que a glicose dos doces chega praticamente pronta ao organismo e é 100% metabolizada em apenas 15 minutos. Resultado: os doces saciam por poucos instantes - a glicose logo despenca, e a fome volta com tudo. Se não conseguir cortá-los, coma-os depois de alimentos integrais ou fibrosos, que são processados mais lentamente. Assim você evita o efeito rebote.18.Quem perde peso rápido, recupera rápido?
Sim! Isso vai depender da atitude que a pessoa tomar depois de perder peso. Se ela emagreceu e continua mantendo uma dieta saudável e equilibrada, sem exageros, e pratica regularmente alguma atividade física, não vai voltar a engorda.Por tanto não tenha pressa,não comece uma dieta hoje,achando que no fimm da semana vc terá perdido 5,10kg. O indicado,é perder peso gradualmente, no máximo de 1kg à 1,5kg por semana!
19. Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras?
Não! A pessoa que assumir uma alimentação saudável, balanceada e adequada às suas atividades cotidianas, aliando isso a alguma atividade física regular, poderá se manter dentro do peso adequado por muitos e muitos anos.
20. Está certo substituir alimentos por suplementos?
Não!Shakes e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar a palatabilidade e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral são consumidos indiscriminadamente sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional. Além disso, os alimentos têm outra ligação com o indivíduo, o aspecto emocional que um alimento é capaz de levar a um ser humano. Portanto digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo a sociedade além de satisfazer suas necessidades nutricionais.
21.Fazer exercícios em jejum emagrece?
Não!Exercícios em jejum provocam a diminuição da massa muscular e não de gordura, além de aumentar o risco de hipoglicemia e hipotensão no período do exercício.
22.Berinjela emagrece?
Siiimm!Esse alimento possui uma alta concentração de fibras por isso ele impede a alta absorção de gordura pelo organismo e traz outros benefícios como a regulação intestinal. Por isso ele é um grande aliado em qualquer dieta.
23.Fazer dietas restritivas, como por exemplo passar uma semana toda ingerindo apenas líquido, ajuda a emagrecer.?
Não!. Dietas muito restritivas levam a uma perda muito grande de massa magra, músculo. A curto prazo podem “surtir efeito”, pois notam-se os quilos perdidos rapidamente, porém, quando se perde massa magra, diminui-se muito a taxa de gasto do organismo, o que torna muito difícil qualquer emagrecimento posterior, tornando o organismo "ávido' por reganho de peso, muitas vezes recuperando e ultrapassando o peso prévio.
24. As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?
Sim!Para quem deseja perder peso essas dietas são sim consideradas eficientes, porém como se restringe um grupo de alimentos específicos, no caso da dieta das proteínas, se restringe carboidratos, a maioria das pessoas não consegue mantê-la por muito tempo. Logo quando ingerir carboidratos novamente o ganho de peso é muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Além disso, é contra indicada, pois pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose que é proveniente dos carboidratos, além de insônia, tontura, e alteração de humor.Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente o ideal é a reeducação alimentar.
25.Reeducação alimentar emagrece mesmo?
(método que eu sigo e que me fez perder 22kg)
Sim!A reeducação alimentar consiste em educar novamente o seu modo de comer, ou seja, ela divide as suas grandes refeições em pequenas porções durante o dia. Para que o seu corpo não acumule a gordura gerada ao longo de muitas horas sem alimentação, é preciso diminuir a quantidade de calorias consumidas durante as refeições principais aumentando o número de vezes de se alimentar.Ou seja, ao invés de fazer somente o café da manhã, o almoço, o café da tarde e o jantar, você fará uma pequena refeição a cada 3 horas, e com os alimentos corretos. Além disso, exercícios físicos regulares ajudarão a manter o seu corpo firme e a sua saúde intacta.Contudo, é claro que você terá que diminuir os alimentos gordurosos, doces e calóricos na sua dieta, mas não que esteja proibida de comê-los. Pode sim ingerí-los em menores quantidades e em tempos espaçados.Esse é o melhor método de se perder peso com saúde e sem passar fome.
Olhem essa comparação abaixo,gente isso é impressionante e assustador....
A mudança só depende de nós mesmo, eu já decidi, não quero isso mais pra minha vida, e vc?
Ainda não cheguei ao peso que quero, ainda estou "chegando lá", porém, me sinto uma vitoriosa, com menos 22kg, me sinto como nesse imagem abaixo:
Espero que essas dicas sejam úteis para quem quer mudar de vida,ser saudável e perder uns quilinhos...
Beijos e até o próximo....


Nenhum comentário:
Postar um comentário